Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgaram esta semana a conclusão do relatório sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no município de Altamira, região sudoeste Paraense. Os resultados correspondem à segunda fase da pesquisa, iniciada em 2012, e revelam o mapeamento dos 46 locais de ocorrência ou suspeita de exploração sexual e da identificação de seis modalidades de exploração sexual existentes no município.
Segundo Assis da Costa Oliveira, da coordenação do projeto intitulado Rodas de Direito: diálogo, empoderamento e prevenção no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, a última fase da pesquisa aponta, ainda, “o crescimento dos casos de violência, sobretudo de abuso sexual no município, situação influenciada pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte”, afirma.Seminário – Os resultados da pesquisa foram apresentados esta semana, durante a programação do Seminário de Atualização do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes de Altamira, no Auditório do Centro de Assistência Social La Salle.
O relatório responde a um interesse estratégico para o município, que é subsidiar a atualização do Plano. O documento também será encaminhado aos órgãos estadual e federal para que possam visibilizar e subsidiar a construção de políticas públicas mais eficazes de proteção às crianças e aos adolescentes, em especial nos locais de implantação de grandes obras.
Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Reportagem Completa:
https://www3.ufpa.br/multicampi/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=971:pesquisadores-divulgaam-nova-pesquisa-sobre-violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes-em-altamira