Pará começa a imunizar hoje meninas contra o HPV, até dia 10 de abril

10/03/2014 16:53

Começa, hoje, e prossegue até 10 de abril, a campanha nacional de vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), para meninas com idade entre 11 e 13 anos. No Pará, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também chegará às escolas da rede pública e privada. O Estado pretender imunizar aproximadamente 205 mil meninas, atingindo a meta de 80% de cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde. Em Belém, a meta é vacinar 36 mil meninas. O HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST) e estima-se que 80% da população já entrou em contato com o vírus, em algum momento.

A campanha de vacinação foi dividida em três etapas. A primeira dose será disponibilizada de hoje até 10 de abril, nos postos de saúde e em escolas - neste caso, de forma agendada. Segundo o Ministério da Saúde, as adolescentes que desejarem se vacinar em uma UBS não precisam de autorização dos pais. Em setembro, as meninas vacinadas na primeira etapa devem retornar aos postos de saúde para receber a segunda dose. Se necessário, uma terceira dose será ministrada em março de 2019, cinco anos após o inicio da imunização. Disponível na rede privada de saúde, as três doses da vacina custam em média R$ 1,2 mil.

A coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataíde, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), informa que, para atingir o público alvo, cada município deve adotar a estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde, que é a de disponibilizar a vacina nas Unidades de Saúde, promover a vacinação dentro das escolas e demais serviços de atendimento voltados à saúde da mulher e dos adolescentes. Ela destaca a importância da campanha no trabalho de prevenção contra o câncer de colo do útero que, no Pará e nos demais estados da Região Norte, é o tipo mais frequente da doença entre as mulheres, ficando atrás do câncer de mama, que aparece em primeiro lugar no restante do Brasil.

 

Reportagem completa: https://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=695191

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode

https://1.gravatar.com/avatar/1ff4f5df57048afd7c6679baac82227d?s=128&d=identicon&r=G