Professor da UFPA lança livro sobre Amazônia

28/02/2012 19:25

 

Professor da UFPA lança livro sobre Amazônia

 

Determinar caminhos para um melhor aproveitamento econômico dos recursos naturais da Amazônia é um dos grandes desafios da região neste novo milênio. Para contribuir ainda mais com a discussão será lançado o livro "Desafios e Potencialidades para a Amazônia do Século XXI", do professor Marcelo Bentes Diniz, do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O lançamento ocorre, nesta quinta, dia 1º de março, às 18h30, na livraria Foxvídeo, localizada na travessa Doutor Moraes, em Belém.

O livro é resultado do conteúdo gerado no III Seminário Internacional “Amazônias”, realizado no final de 2009, na capital paraense. O evento foi uma promoção conjunta do Programa de Pós–Graduação em Economia da UFPA (PPGE) e do Programa de Pós – Graduação em Economia da Universidade de Brasília (UNB), os quais, juntos, fazem parte do projeto ”Alternativas ao Desmatamento e Oportunidades Econômicas para a Amazônia do Século XXI”.

O professor Marcelo Bentes explica que “o livro está dividido em 10 capítulos, com artigos escritos por pesquisadores e professores, nos quais se discutem diferentes possibilidades de aproveitamento econômico dos recursos naturais da região amazônica, em contraponto com a dinâmica do desmatamento recente”. “Assim, entre outros, aborda-se as potencialidades econômicas decorrentes dos sistemas agroflorestais; agronegócio; aproveitamento da biodiversidade; indústria mineral; mecanismos de redução do carbono“, afirma o professor.

Marcelo Bentes informa, ainda, que, em dezembro de 2011, foi realizado o IV Seminário Internacional “Amazônias”. Do material, resultante deste seminário, será confeccionado um novo livro, com expectativa de publicação até o final deste ano.

 

Serviço:

Lançamento do livro "Desafios e Potencialidades para a Amazônia do Século XXI", do autor, o professor da UFPA Marcelo Bentes Diniz. Aberto ao público

Dia: 1º de março

Local: Livraria “Foxvídeo” , situada na Dr Moraes, 584 entre Mundurucus e  Conselheiro Furtado.

Horário: 18h30.

 

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Divulgação

 

Link da Reportagem: https://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=5616

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode

https://1.gravatar.com/avatar/1ff4f5df57048afd7c6679baac82227d?s=128&d=identicon&r=G